Quais os sintomas da dermatite atópica?

Os sintomas da dermatite atópica são ardência e lesões na pele, bem como coceira e descamação na região afetada.
A dermatite atópica é uma doença crônica e hereditária que provoca inflamação na pele, levando ao aparecimento de lesões e coceiras. Ainda não se sabe a causa específica, porém não é contagiosa.
Essa condição costuma surgir entre pessoas da mesma família e pode vir acompanhada com asma ou rinite alérgica. Pode ser desencadeada por substâncias que provocam crises alérgicas, como as condições ambientais, roupas que provocam coceira ou até mesmo causas emocionais, como o alto nível de estresse.
Embora essa doença permaneça durante toda a vida, os sintomas tendem a desaparecer conforme a pessoa vai envelhecendo. No entanto, a pele continuará mais sensível e seca.
Além dos sintomas citados anteriormente, o paciente pode apresentar lesões e formação de crostas em diversas regiões do corpo, e ardência na pele.
Em bebês e crianças, esses sintomas tendem a aparecer no rosto, cotovelos ou joelhos e possivelmente em outras áreas do corpo.
Já em crianças maiores e adultos, as lesões são localizadas nas dobras do corpo, como pescoço, cotovelo, mãos e tornozelos. Em casos mais graves, pode acometer outras regiões do corpo.
Como é feito o tratamento da dermatite atópica?

O tratamento para a dermatite atópica pode ser feito com diversos medicamentos que auxiliam no controle da doença.
Algumas pomadas e cremes indicados pelo dermatologista são muito eficazes no controle da dermatite atópica, no entanto, é necessário seguir as recomendações do médico para evitar efeitos colaterais pelo uso excessivo.
Em casos mais graves, os pacientes podem precisar administrar medicamentos de forma oral, pois alguns ferimentos provocados por coçar a pele podem ser contaminados por vírus e bactérias, necessitando de antibióticos.
Alguns pacientes também podem precisar de internação hospitalar para o controle adequado da doença quando apresentarem problemas como asma, rinite, sinusite e até mesmo pneumonias.
É importante destacar que somente o medicamento especializado pode indicar o tratamento adequado para cada caso, bem como a dosagem correta da medicação.
Quais são os cuidados para quem tem dermatite atópica?

Os cuidados para quem tem dermatite atópica são:
- Tome banhos rápidos e não muito quentes, use pouco sabonete e aplique hidratante para evitar o ressecamento da pele;
- Prefira usar roupas de algodão ou fabricadas com tecido misto;
- Mantenha o ambiente da casa bem arejado;
- Reconheça os fatores de riscos que desencadeiam as crises. Assim é possível evitar que elas ocorram com frequência.
É fundamental procurar pelo médico dermatologista quando os sintomas surgirem, evitando que o quadro se agrave.
Médico dermatologista para dermatite atópica
A médica dermatologista para dermatite atópica é a Dra. Tassiana Mourão, médica especialista em dermatologia clínica. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento 38 3221-0613.