Qual o melhor tratamento para melasma?

O melhor tratamento para o melasma varia de acordo com a necessidade clínica do paciente, que será analisada pela médica dermatologista, que pode incluir o uso de cremes clareadores, como a hidroquinona ou a realização de procedimentos estéticos como o peeling.
Melasma é uma condição que se caracteriza pela hiperpigmentação da pele, especialmente na face, porém pode ter acometimento nos braços, pescoço e colo.
Afeta principalmente as mulheres entre 20 e 50 anos, no entanto, alguns homens também podem ter. Não há uma causa definida, entretanto esta condição pode estar relacionada ao uso de anticoncepcionais, gravidez e exposição solar excessiva. Além de predisposição genética.
O transtorno resulta em manchas em tom castanho ou marrom-acinzentadas em forma irregular e tamanhos diversos. Em alguns casos, podem tomar as duas faces completamente.
Quais os tipos de melasma?

Os tipos de melasma podem ser classificados em:
- Epidérmico: o armazenamento de melanina absorve-se na epiderme, camada protetora da pele, com contato com o mundo exterior;
- Dérmico: a mancha de melanina afeta a derme, camada intermediária da pele, localizada entre e epiderme e a hipoderme e mesclada com diferentes tecidos com diversas funções;
- Misto: quando o armazenamento de melanina atinge a derme e a epiderme.
Quais os sintomas da melasma?

Os sintomas da melasma são:
- Manchas escuras ou acastanhadas na face, especialmente na testa, nariz, nuço e maçãs do rosto;
- Manchas escuras nos braços, pescoço e colo, nos casos de melasma extra facial.
Essas manchas possuem formatos irregulares e bem definidos, normalmente simétricas nos dois lados.
As pessoas com melasma podem agravar esses sintomas por meio de tratamentos ou procedimentos inadequados.
Como é feito o tratamento para a melasma?

O tratamento para melasma é feito por meio da aplicação sistemática do protetor solar, além do uso tópico de agentes que promovem o clareamento gradual das manchas provocadas pela produção excessiva de melanina.
O mais indicado pelos dermatologistas é a hidroquinona que é responsável pela inibição da atividade da tirosinase, enzima fundamental para a síntese de melanina nos melanócitos.
Os peelings químicos superficiais promovem a esfoliação cutânea e são úteis para acelerar o processo de extração da melanina inserida nas camadas superiores da pele, facilitando a penetração da medicação de uso tópico.
É fundamental destacar que o tratamento para melasma deve ser realizado somente com indicação e acompanhamento do médico dermatologista.
Dermatologista para tratar melasma
A médica dermatologista para tratar melasma é a Dra. Tassiana Mourão. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento 38 3221-0613.